terça-feira, 8 de agosto de 2017

ZOMBICIDE

Resenha por: Lola Candeias

Neste jogo, basicamente, os jogadores assumem os papeis de sobreviventes em um apocalipse zumbi e devem completar missões das mais variadas, como: resgatar outros sobreviventes, conseguir comida, pegar carros, itens etc. 

O mapa do jogo é feito com “tiles” (placas de papelão que mostram partes do cenário) que podem ser arrumadas de diversas maneiras, formando arranjos diferentes toda vez que você jogar. A cada expansão, novos ”tiles”; são adicionados, aumentando ainda mais a jogabilidade.

Existem quatro tipos de zumbis no jogo: os lerdos, que tem uma ação por turno e podem ser
mortos com golpes de armas que dão um de dano; os corredores, que, assim como os lerdos,
também morrem com armas que dão um de dano, mas possuem duas ações por turno; os balofos, que nascem acompanhados de dois lerdos, possuem uma ação por turno e só morrem
com golpes de arma que dão dois, ou mais, de dano; e a Abominação, que é um zumbi
gigantesco e só pode morrer com armas que dão três de dano, ou seja, apenas o coquetel
molotov.

Os zumbis podem aparecer a partir das seguintes maneiras:
- Spawn: são colocados, no tabuleiro, pontos de saída de zumbis que, a cada turno, as cartas do deck de spawn revelarão a quantidade de mortos-vivos que nascerão naquele ponto, de acordo com o nível de dificuldade em que a partida se encontra;
- Bueiros: algumas cartas irão revelar que sairá um zumbi pra cada bueiro no tile em que se encontrar pelo menos um jogador;
- Abrindo portas: sempre que alguma porta for aberta pela primeira vez, deverá tirar uma carta de zumbi pra cada cômodo do prédio, de acordo com a dificuldade da partida.
- Procura: uma vez por turno, todos os participantes podem gastar uma de suas três
ações para fazer uma busca. Nestas buscas, podem vir itens como água, comida
enlatada e arroz, armas, de todos os tipos, itens que buffam as armas e, também ,
zumbis. Ao encontrar uma carta de zumbi, o jogador para imediatamente a busca para
poder tentar eliminar o zumbi encontrado. Os players também poderão buscar itens
nos carros (se houver), porém, apenas armas podem ser encontradas, fazendo com que os demais itens sejam descartados até que se busque uma arma, de qualquer tipo.

Os jogadores, por sua vez, possuem inicialmente três ações por turno (no nível azul). Cada um deles tem habilidades especiais, que os diferem uns dos outros. A cada zumbi morto ou objetivo alcançado, os players ganham experiência e adquirem novas habilidades. Porém, quanto mais experientes forem, mais difícil o jogo ficará, passando pelos níveis azul, amarelo, alaranjado e vermelho, aumentando, assim, os zumbis que serão tirados nas cartas do deck.


Se no turno do player ele tiver que atacar um zumbi, ele deverá rolar a quantidade de dados que está indicada na carta de arma que tem na mão e deverá tirar o número de sucessos informado, também, na carta. Caso haja falha e o jogador não tenha mais ações para matar o(s) zumbi(s) ou nenhum outro jogador possa tentar mata-lo, o zumbi irá morder o jogador, fazendo com que o player perca uma das armas que estão na sua mão e dê lugar à uma carta de “Ferimento”. 
Este ferimento não pode ser substituído, mas poderá ser “colocado na mochila” para que dê lugar a uma arma que ficará na mão do sobrevivente.

O jogo ainda tem conta com mecânicas que o deixa mais estratégico, como a impossibilidade de usar armas de fogo quando há sobreviventes na mesma zona que um zumbi, pois, de acordo com a regra de tiro, o sobrevivente será o primeiro alvo do atirador (imagina-se uma situação de desespero, onde a pessoa que possui uma arma não conseguirá mirar no zumbi e irá atingir seu companheiro).

Resumindo: Zombicide é um ótimo boardgame, com enormes possibilidades de rejogabilidade
e que proporciona muita diversão e alto nível de desafio e estratégia, ao mesmo tempo.
Também é possível jogar em modo solo e as fichas e miniaturas são muito bonitas e intuitivas.
Existem alguns pontos negativos, como a regra dos ataques à distância, que pode ser um
pouco frustrante e o azar iminente, mas nada que tire o mérito e a diversão do jogo.

Ficha Técnica:
Jogadores: 1 a 6 (jogo básico, sem expansão de sobreviventes)
Idade: 13+
Duração: variável (pode-se estabelecer um tempo para cada missão)
Fabricante/Desenvolvedora: Guillotine Games/Galápagos (no Brasil)
www.galapagosjogos.com.br/jogos/zombicide
Preço Médio: R$ 240,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário