sábado, 17 de setembro de 2011

URSINHOS FILOSÓFICOS

Quem viveu a infância nas décadas de 80 e 90 certamente acompanhou pela televisão as aventuras de um grupo de ursinhos que tinham como profissão distribuir lições de bom mocismo para todos e moravam na “Terra do carinho”, que ficava no céu. Lógico que não assistíamos por opção, naturalmente, mas porque era o que tinha. Desde aquela época eu já questionava o fato do desenho se chamar ursinhos carinhosos (care bears) e encontrarem vaga pra um leão, um elefante e até um guaxinim (ou gambá, não sei).
Pensando nisso tive a idéia de apresentar minha própria versão deste clássico dos desenhos animados, bem mais educativa e realista.

Ursinhos filosóficos:




Sócrates: O fato do símbolo de Sócrates encontrar-se sempre coberto por sua barba nos dificulta na interpretação do que realmente ele pretendeu dizer. Esse é um mistério perdido do mundo antigo. Como o que se sabe sobre esse símbolo foi escrito principalmente por seu discípulo Platão e como grande parte dos seus papiros encontrava-se na biblioteca de Alexandria, que foi queimada três vezes na história, o mistério vai permanecer. Contentem-se com isso, humanos!



Kant: Ursinho filosófico representante do iluminismo. Apesar de questionarem sua virilidade ele conseguiu f#der muita gente desde o séc. XIX com suas três críticas (Crítica da Razão Pura; Crítica da Razão Prática; Crítica da Faculdade de Julgar).







Nietzsche: Não se dá muito bem com os outros ursinhos.

6 comentários:

  1. Só pra constar essas imagens não foram tiradas do google. Editor usado: Paint.

    ResponderExcluir
  2. Sensacional... o duro é se vão saber quem é Kant Nietzsche e Sócrates... e perguntar de qual desenho estes personagem são...

    ResponderExcluir
  3. "Nietzsche: Não se dá muito bem com os outros ursinhos."

    Clara sequela da rotina: sair de casa só quando vai a biblioteca.

    ResponderExcluir
  4. Agora eu quero Heidegger, Gadamer e Habermas!!!!! Adorei! Muito divertido! =)

    ResponderExcluir
  5. Aaaaaaahhhh!!!! Hehehehe.... Eu e a Camila vamos criar os Pôneis Filosóficos! Pré-requisito: serem MALDITOS!!! =)

    ResponderExcluir
  6. Boa idéia Lúcio. Vou fazer um post com Heidegger, Gadamer e Habermas em breve então. hehehe. Mas antes deles deixei alguns prontos pra colocar semana que vem.

    ResponderExcluir